maio 19, 2004

acerca dos atentados...

Estimados leitores!

Preciso de partilhar algo, ou mesmo apelar à vossa ajuda para uma melhor compreensão, relativamente à peregrinação do passado 13 de Maio em Fátima. Segundo rezam as crónicas, o reforço policial naquelas bandas nesse dia foi mais do que muito, aparentemente semelhante à última vinda do Papa.Ora a questão que me suscita dúvidas refere-se ao modus operandi das forças policiais para evitarem um possível atentado. É que dada a enorme afluência verificada, acho que se falou em cerca de 1 milhão de pessoas, e a enorme confusão que se faz sentir todos os anos por esta altura, a polícia, ou quem quer que seja, não tem as mínimas hipóteses para impedir um qualquer possível atentado, senão vejamos:
1º- Sendo que os bombistas gostam de levar as bombas em mochilas, ou mesmo atadas a si próprios, não me parece que as forças de segurança fossem revistar pessoa a pessoa, e relembro que são cerca de 1 milhão. Dada a enorme quantidade de mochilas que entram dentro daquele recinto nesse dia, não me parece que logo por aí, e de um modo muito directo, um atentado fosse impossível de concretizar;
2º- Se os bombistas quiserem fazer tal como em Nova Iorque, ou seja entrar de avião pelo recinto adentro, não me parece também por aqui que alguém o pudesse evitar. Não há registo de caças da Força Aérea a rondar o perímetro aquando da peregrinação, como tal qualquer tentativa de penetração aérea seria bem sucedida, e não me parece que um simples camião de bombeiros com aqueles "potentíssimos" jactos de água consigam abater um avião.

A minha dúvida vai assim persistindo. Se alguém estiver interessado, ou mesmo por uma questão de paciência, e me quiser então tentar explicar como é que um possível atentado seria mal sucedido, agradeço que o façam. Caso contrário permanecerei eternamente na ignorância...

P.S.- Se alguém for suficientemente religioso, ou que seja por mera curiosidade, fica aqui o site do Santuário de Fátima para vos resolver eventuais enigmas que possam ter acerca deste lugar...