fevereiro 24, 2007

memorando...

Para quem nunca viu pode achar sem sabor. Para quem apenas ouve pode ser uma banalidade. Para quem sempre gostou, tem a oportunidade de o ver ao vivo sobretudo num espectáculo digno de um dvd é razão suficiente para deixar aqui uma amostra.
David Fonseca, a.k.a. "Little David Boy", será um dos maiores virtuosos que apareceu no mundo da música em anos recentes. Adoptou um estilo musical que foi sendo cada vez mais posto em vogue mas no entanto, e numa opinião pessoal, realça-se ao nível da apresentação. É um indivíduo multifacetao em termos instrumentais o que lhe permite enveredar por um leque diverso de apresentação de composições embora os seus trabalhos se centrem num ponto único: o da penumbra, talvez uma tentativa de limpeza espiritual recordando memórias sujas.
Um timbre marcadamente igual proveniente já dos tempos anteriores, aquando dos "falecidos" Silence 4, onde já reinava um carácter solitário, de lamentos talvez um pouco mais acentuado aquando do 2º álbum da banda "Only Pain Is Real".
Podia estar aqui o resto da noite a tentar definir, arranjar e exprimir motivos pessoais para traduzir tamanho gosto. No entanto pretendo apenas fazer uma homenagem a este, relembro, multifacetado personagem através deste vídeo que vos deixo e que me foi dado a conhecer pelo caríssimo Axpegix.
A música não é de toda original, bem pelo contrário, mas esta "cover" natalícia, a bem dizer, foi inteiramente tocada por ele. Uma pequena amostra das suas capacidades mas largamente ultrapassada no concerto a que tive oportunidade de assistir no passado dia 15 deste mês na "renovada" sala do Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Um concerto memorável e suficientemente tradutor da sua imaginação que durou mais de 2h30. Espero que haja um registo acessível ao público dentro em breve. Só vendo dá para ter uma ideia mas ainda melhor que isso só tendo vivenciado.
All by himself...




P.S.- Obviamente que nem tudo são rosas e esta é directamente para ti David: não te perdoamos o facto de não teres tocado pelo menos mais umas duas dos Silence mas, e acima de tudo o "After all there was another"... :)

fevereiro 04, 2007

Referendo...

A uma semana de um referendo que vai ter um peso exequível no modo de vida dos portugueses doravante, não podia deixar de passar este momento em branco e partilhar convosco alguns dos factores que mais me atormentam relativamente a qualquer uma das hipóteses possíveis para voto nos boletins...
Desta forma começamos pelo voto na opção "SIM": obviamente poderá trazer as suas consequências negativas como sejam todas as demais conhecidas que são diariamente apresentadas em qualquer programa televisivo e as quais me vou excusar de enumerar. No entanto há factores como os da imagem abaixo apresentada que não devem ser esquecidos e que devem inclusive ser tidos em conta na hora de tomar tão importante decisão...









Situações destas devem ser expostas e como serviço público que este blog se propõe fazer ocasionalmente quando convém, sinto-me na obrigação de chamar a atenção dos mais distraídos para este tipo de flagelos que nos poderão vir a afectar sem que tomemos qualquer tipo de consciência.

Outro ponto, e no que ao voto do espacinho "NÃO" diz respeito, deve também ser chamado à atenção: obviamente a vida que já está a ser gerada tem direito a saber que somos governados pelo Sócrates e só aí amaldiçoar o povo português por ter votado inconscientemente nesta opção...
Por outro lado, deve, a meu ver, ser feita uma análise cuidada do feto que está a ser vítima de tal assombro. Imaginem que, por um simples e agradável acaso natural da existência humana, nos deparamos com seres como estes que estão abaixo apresentadosComo poderemos ser tal modamente selváticos ao ponto de privarmos a existência de uma criatura assim? Que consciência seria a nossa ao monologarmos o nosso orgulho e as nossas razões em prol de um criatura criada à imagem divina?

Permitam-me inclusive ir mais fundo nesta questão (algo que até seria bastante agradável diga-se de passagem...) e reforçar um eventual sentimento de culpa:Pois é, e se em vez de um ser, forem dois seres eliminados no ventre sem quaisquer tipo de culpas?

Após todas estas razões, só posso desejar que a vossa opção no próximo Domingo seja a mais adequada aos vossos ideais... :)