novembro 03, 2005

Glória e Louvor...

Estou prestes a almoçar com os restantes elementos lá de casa que estão presentes à mesa naquela altura do dia, e eis que me deparo com uma notícia que, quanto a mim, terá sido talvez a primeira medida decente de um Governo roto: a criação de um único documento para as viaturas.
A indubitável certeza de que esta foi uma medida posta em prática para ajudar os portugueses deixa-me repleto de felicidade, caso contrário vejamos:
- Os custos para com este documento serão inferiores ao anteriormente pago pelo Livrete e Título de Propriedade, redução na ordem dos 40% sendo que o preço se cifrará assim nos 30€. Note-se a proporção cuidadosamente calculada de passarmos a ficar com metade dos documentos em mão para uma não existente redução de 50% do preço;
- Imaginem a facilidade que assim não existirá quando a polícia nos mandar parar onde, ao invés de vasculharmos o porta-luvas em busca dos sagrados documentos, só precisamos de vasculhar o porta-luvas em busca dO sagradO documentO (talvez por esta facilidade não tenham sido retirados os 50% no preço);
- Como adenda deste último ponto, podem ficar os caríssimos a saber que a nossa carta de condução, driver's licence, permis de conduire irá ficar sujeita ao sistema de pontos e será este mesmo documento anexado ao "cartão" conjunto dos documentos do carro. Ora o que é que isso implica?
- Implica que cada vez que se queira trocar de carro se tenha de trocar toda a documentação. Trocar um carro velho que já só dá problemas torna-se cada vez mais um luxo. Um carro de 3 anos pelo nosso velhinho vê-se assim tornado num veículo de S. Ex.as As Pessoas Que Têm Dinheiro Para Trocar De Carro E De Documentos.
- Além do mais, e derivado desta troca de viaturas inevitável numa família, o Estado mais não tem a fazer do que atribuir um prémio de satisfação aos standers que irão vender mais carrinhos, porque são estes que estão a contribuir para o crescimento do Estado em mais 30€.
Aterra-me o pensamento de que, para diminuir o défice, as entidades governamentais ainda vão criar daquelas pulseirazinhas de borracha com uma cor destinadas a ajudar o Estado. Atente, se não fôr muito incómodo Sr. Eng. Sócrates, a duas opiniões minhas:
- A primeira é um aviso: NEM PENSE em mandar fazer pulseirinhas ou rosa ou às cores. Eu sei que gosta disso à força toda mas não vendem, acredite em mim;
- A segunda é um conselho: so querem fazer dinheiro com essas pulseiras, ponham à venda umas que revertam a vosso favor obviamente, mas que sejam tidas em conta como sendo para ajudar vítimas deste Governo. Logo por aí quase de certeza que são vendidas uns 9.000.000 de pulseiras num abrir e fechar de olhos além do que, segundo os vossos próprios critérios, vocês não estão a roubar (muito)...